Projeto BIM, resultados de excelência, da criação do projeto a execução da obra.

Atualmente, o BIM é uma ferramenta essencial para os projetos. Saiba mais sobre como ele faz a diferença na hora de projetar.

O que é um projeto BIM?

BIM (Building Information Modeling) é uma metologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura.

Enquanto o CAD permite o desenho em 2 ou 3 dimensões, sem distinguir seus elementos, este sistema de dados incorpora a quarta e a quinta dimensões (tempo e custos), permitindo gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.

Qual a função do projeto BIM

Em qualquer projeto e construção há infinitos participantes e interações diversas entre as partes. Os projetos são multidisciplinares e incluem informações que nem todos gerenciam. Então, quem é responsável pelo que em cada projeto? Até onde minha responsabilidade vai e onde a sua começa? O BIM permite ordenar a complexidade desse processo.

É importante esclarecer a diferença entre o BIM e programas como o Revit®, o ArchiCAD®, o AllPlan® e outros semelhantes: o BIM é um sistema de trabalho, enquanto o Revit®, o ArchiCAD® e o AllPlan® são softwares onde esse sistema pode ser aplicado. Portanto, eles se complementam e permitem que o trabalho do arquiteto seja realizado de forma eficiente.

Compatibilização dos projetos: Arquitetônico, Estrutural, Elétrico, Hidráulico e Hidrossanitário

Os projetos modelados em BIM podem incluir os produtos e materiais reais que serão utilizados para construção, incorporando sua geometria, suas características, suas especificações e as informações para adquiri-las se forem aprovados.

Os fornecedores desempenham um papel fundamental nesta constelação de atores, pois, com eles, estamos em constante relacionamento para definir com que o projeto será construído, e essa relação é diária. O BIM pode ser entendido, então, como uma espécie de catálogo de materiais modelados, melhorando a maneira como as especificações técnicas do projeto são transferidas para os responsáveis pela construção.

Existem sites que abrigam enormes bibliotecas de produtos, permitindo que você baixe modelos específicos para serem imediatamente incorporados ao projeto de arquitetura e, assim, economizar o tempo que a especificação subsequente levaria. Com toda essa informação carregada, o sistema não só melhora a qualidade do trabalho, mas também reduz a tomada de decisões e mudanças de última hora durante o processo de construção, solucionando problemas virtualmente e reduzindo os custos gerais do projeto.

Além disso, cada um dos elementos tem seus próprios atributos e está relacionado especificamente e parametricamente com os outros objetos do projeto: se um desses objetos for modificado, os que dependem dele também mudarão automaticamente.

Desta forma, o BIM permite o trabalho conjunto de arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros atores relevantes em um único processo inteligente e compartilhado.

A Renzeti Construtora realiza todos os projetos de sua obra com tecnologia BIM, venha conhecer nossa metodologia de trabalho. Pensando em construir nesse ano de 2020? A Renzeti Arquitetura e Construção realiza sua obra, com projeto e acabamento a sua escolha. Confira condições especiais para iniciar sua obra ainda esse ano (11) 99559-2227. Várias opções em loteamentos de Alto Padrão. Financiamento de até 100% da sua Construção.

Fontes: Archdayli&Aarquiteta

Autor: Renzeti Arq. e Construção

Mais Dicas e novidades