Construir ou comprar casa pronta?

30/06/2020 06:25:41 - O que vale mais a pena? Imóvel pronto ou construir?

Um prazo maior para investir, dinheiro a mais para a entrada ou então no início da construção. Conheça as vantagens de cada opção

Esse questionamento é feito por todas as pessoas que estão buscando a independência de ter um novo lar. Afinal, comprar ou construir? O que vale mais a pena? Bom, essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois as pessoas tem necessidades e tempos diferentes, além de um prazo maior para investir, recurso financeiro a mais para dar de entrada ou no início das obras. Enfim, são muitos questionamentos, mas que iremos esclarecê-los para que você tome a melhor decisão possível.

O que podemos adiantar é: não existe escolha melhor e sim, a mais adequada para o seu momento de vida e para o seu momento financeiro, outro ponto a ser considerado. Agora, vamos diretamente ao que interessa e mostrar as vantagens e desvantagens de cada um dos casos. Certamente, elas serão bem esclarecedoras para ambas as ideias.

Imóvel Pronto

Esse em especial é para quem tem necessidades imediatas e tem um bom dinheiro guardado para dar de entrada, afinal, além da entrada do financiamento bancário, há a necessidade de arcar com taxas de corretagem e valorização do imóvel, ou seja, o valor final pode subir consideravelmente. Se você já realizou uma boa economia durante algum período e tem essa reserva disponível, o investimento será bem feito. Mas, atenção! Pesquise sempre opções com a mesma localização e características, compare os preços, o lucro embutido de quem constrói para a venda, é muito diferente e você pode encontrar boas oportunidades. Porém, além de analisar essa possibilidade de entrada com uma verba maior, pense que você terá que arcar com um financiamento por anos até a quitação do imóvel. Isso pode ser assustador para algumas pessoas que acabam protelando a compra devido ao longo prazo. Já ouviu aquele ditado? "Quem tem pressa..." Exatamente, a urgência em adquirir o tão sonhado imóvel e a falta de planejamento, resulta em alto preço de aquisição. Essa pode ser considerada uma das desvantagens do imóvel pronto, mas para quem tem pressa e não pode considerar o tempo de construção, essa escolha parece ser a mais assertiva. O imóvel pronto, portanto, vale mais a pena para pessoas que estão dispostas a arcar com uma entrada relevante, um valor maior a ser investido e tem uma boa reserva financeira, além de estarem com a necessidade de mudar-se logo para o local.

Imóvel Construído

Esse tipo de aquisição é para quem não tem pressa e quer uma casa de acordo com os seus desejos. Construir não é barato, mas certamente sairá mais em conta do que comprar uma casa pronta, por conta da margem de lucro que as construtoras colocam ser inferior, comparado ao lucro embutido em um imóvel pronto. Construir pode representar uma economia de 10 a 30% comparada a aquisição de imóvel pronto. Para que uma casa fique pronta dentro do prazo previsto, também é necessário uma boa verba, para dar aquele gás inicial. No entanto, é possível financiar lote e construção, contratando uma construtora especializada nesta modalidade.

Há quem pense que comprar uma casa prontinha para morar pode ser a melhor alternativa que existe. Mas adquirir um terreno e construir seu imóvel nele também é uma estratégia muito inteligente. Além da economia, seguir esse caminho traz inúmeros outros benefícios.

Definir a planta conforme suas necessidades

Uma das vantagens mais interessantes que a construção em um terreno próprio pode trazer é a chance de definir a planta conforme as necessidades do proprietário. É perfeitamente possível pensar em questões como: o número ideal de quartos para a família; a quantidade de banheiros necessária para o conforto de todos; o tamanho ideal para a sala; o tipo de cozinha.

Tudo será feito sob medida. Por outro lado, quando você compra uma casa já pronta, ou adapta a família ao formato predefinido (alocando um aqui, outro acolá) ou tem a sorte de encontrar aquele imóvel dos sonhos. Mas essa última opção é bem mais rara de acontecer.

O que sobra? Reformar o lugar, para adequá-lo às necessidades de todos. E, como a gente sabe, os custos com reforma e adaptações podem ser bem altos. Por essas e outras, fica fácil entender por que é muito mais vantajoso começar do zero, construindo o imóvel da forma que você sempre sonhou.

Agregar valor ao imóvel

Outro ponto positivo é que, quando você adquire o terreno e constrói sua casa, agrega valor ao bem. Traduzindo: depois que realizar os investimentos necessários, seu imóvel valerá muito mais! No fim das contas, portanto, o valor de venda vai superar o preço pago pelo terreno e o dinheiro gasto na realização da obra. Portanto, não precisa ter medo: se quiser negociar sua casa no futuro, tenha certeza de que todo o dinheiro aplicado será recebido de volta, se bobear ainda com um bônus, pois o mercado imobiliário é, ainda hoje, um dos que mais desfrutam de valorização.

Podemos resumir, portanto, que construir um imóvel é para quem não tem tanta pressa, prefere um planejamento de alguns meses e quer um lar de acordo com as suas vontades, mesmo que isso demore um pouco mais. Duas dicas para ter sucesso na construção da sua residência: 1. Invista tempo nos projetos. O bom planejamento é fundamental para que nada fuja do controle; 2. A contratação de uma boa construtora para a gestão da sua obra, é a certeza de que a execução será bem realizada, os prazos serão cumpridos e o tão desejado imóvel se torne realidade.

Vamos tirar seu projeto do papel? Conheça nossa metodologia de trabalho e gestão de obras. Atendimento Whatsapp (11) 99559-2227.

Construtora em Indaiatuba / Projeto Arquitetônico / Projeto Estrutural / Execução de Obras / Construção em Jundiaí / Arquiteto em Jundiaí / Orçamento para construção / Terreno em Jundiaí / Terrenos a venda em Jundiaí / Construção em Jundiaí / Construtora em Itupeva / Construtora em Itu

Autor: Renzeti Arq. e Construção

Mais Dicas e novidades